id.Tarjab

Ar condicionado em apartamentos

Por 31 de janeiro de 2019 Nenhum Comentário

Informações e cuidados para instalação e uso

Nessa época de verão aumenta a procura por aparelhos de ar condicionado para refrescar um pouco o calor em nossas casas e escritórios. Mas, você sabe como especificar o aparelho correto e quais os principais cuidados para instalar e operar esses equipamentos?

Primeiro é preciso entender o funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado. No caso dos aparelhos do tipo Split, por exemplo, o ar é resfriado através da retirada do calor de dentro de um ambiente (através da evaporadora), depois esse calor é transportado pela tubulação frigorígena e é expelido para fora através da condensadora, normalmente instalada numa parede externa ou numa sacada.

Exemplo de aparelho de ar-condicionado do tipo Split, composto por condensadora (abaixo, à direita) e evaporadora (acima)

Hoje em dia há diversos modelos de ar-condicionado, incluindo alguns modelos do tipo multi-split, nos quais há mais de uma evaporadora para a mesma condensadora. Mas em todo caso, é importante verificar o dimensionamento adequado dos equipamentos tanto para resfriar adequadamente o ambiente (cuja medida de referência é em BTUs), quanto para não sobrecarregar a rede elétrica do imóvel.

Normalmente as empresas especializadas em ar condicionado podem ajudar a determinar os requisitos para o sistema, mas é importante buscar profissionais habilitados especializados no assunto para evitar eventuais problemas. Isso porque um aparelho muito potente (com muitos BTUs) pode parecer ótimo para refrescar seu quarto ou sala mais rápido, mas ele vai “puxar” muita energia elétrica, o que pode causar o desarme frequente dos disjuntores, caso a rede elétrica do imóvel não tenha sido considerada com a possibilidade de instalação desses equipamentos. No caso de empreendimentos da Tarjab, as informações sobre a especificação dos aparelhos de ar condicionado adequados a cada empreendimento constam no Manual do Proprietário.

Em edifícios verticais, nem sempre é possível instalar ar condicionado nos apartamentos, justamente porque a rede elétrica do prédio pode não ter sido preparada para esse tipo de equipamento. Para ter certeza, consulte um profissional habilitado ou entre contato com o síndico ou com a construtora para confirmar antes de realizar a compra dos aparelhos.

Além disso, é necessária a preparação de uma infraestrutura prévia para instalar os equipamentos. Essa infra, como também é chamada, consiste na preparação da rede elétrica, na instalação das tubulações frigorígenas (que interligam a condensadora e a evaporadora) e na instalação de um dreno no ponto onde será instalada a evaporadora. O dreno é importante para captar a água da umidade do ar, que condensa quando ar esfria na evaporadora (por isso diz-se que o ar-condicionado deixa o ar mais seco). Caso não haja dreno, a evaporadora ficará pingando essa água para dentro do ambiente.

Essa infraestrutura normalmente é realizada por dentro das paredes, e caso não tenha sido prevista, será necessário quebrar a parede para embutir essas instalações. Nos empreendimentos da Tarjab, por exemplo, o cliente pode contratar essa infraestrutura* na fase de personalização, com o IDTarjab, de modo que ela seja instalada com o acompanhamento técnico adequado ainda na fase de obra, o que, além de agilizar a vida do cliente, também é mais sustentável do que ter que quebrar as paredes para fazer essa instalação depois.

Outra dica é sempre procurar aparelhos com a etiqueta de consumo de energia, que é uma forma de conferir que o equipamento tem menor consumo energético, o que vai ajudar a economizar na conta de luz ao longo do tempo.

Por fim, lembre-se sempre de limpar periodicamente os filtros de ar dos aparelhos e verificar que não há nada obstruindo a ventilação da condensadora, que deve estar em local aberto, com ventilação adequada, para garantir a eficiência e o correto funcionamento do sistema.

*A especificação e distribuição da infraestrutura e a disponibilidade para instalação nos ambientes varia de acordo com os projetos de cada edifício. Consulte o manual do proprietário do apartamento. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através de nossos canais de relacionamento.

Para conhecer mais sobre as facilidades da Tarjab, visite o apartamento decorado do Ed. Íman Vila Mariana ou visite a Casa Tarjab, nosso novo espaço institucional na Saúde.

Acesse nosso site tarjab.com.br e conheça essa e outras dicas, além de visitar nossos empreendimentos, inclusive através de nosso tour virtual.